Análise de representações sociais e implicações de abordagens pedagógicas para o protagonismo discente na educação em ciências e saúde

30/04/2022

A presente obra, intitulada "Open Science Research III", foi organizada em torno de uma proposta basilar: reunir artigos acadêmico-científicos originais, de revisão de literatura, além de casos e relatos de experiências, de maneira a divulgar pesquisas relevantes e ainda atuais, realizadas preferencialmente no Brasil. Os trabalhos aqui apresentados e que estavam "perdidos" na internet seja pela falta da correta indexação ou por eventos não patrocinados, agora proporciona aos seus autores a possibilidade da divulgação e coleta das citações que visam retribuir o tempo, esforços e dedicação pela conclusão dos seus trabalhos. Diante desse contexto, este Livro se faz oportuno e necessário ao trazer à comunidade científica uma série de trabalhos e pesquisas que procuraram demonstrar, de forma fidedigna, seus resultados em um contexto multidisciplinar que com certeza irá agregar valor a todas as áreas dos Saberes. Agradecemos aos autores e autoras dos capítulos pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão de mais um volume do projeto Open Science Research. Esperamos também que este Livro sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores dos diversos níveis de ensino em seus trabalhos e demais interessados pelas temáticas. Uma boa leitura!

Objetivo: Apoiados no referencial teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais, objetivamos identificar como um grupo de alunos do 8° ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal do Estado do Espírito Santo - Brasil, representa o objeto esteroides anabolizantes, sinalizando a relevância desses estudos em ações pedagógicas, ancoradas em metodologias ativas, que permeiam as relações entre Educação em Ciências e Saúde. Métodos: A produção dos dados se efetivou por meio da aplicação de questionário com questões para evocação e hierarquização de palavras a partir de tema indutor e, com o uso da abordagem estrutural da Teoria do Núcleo Central, sinalizamos o conteúdo e a organização estrutural da representação social dos alunos. Resultados: Verificamos que o núcleo central é, possivelmente, composto por vocábulos que se relacionam com características/definições do objeto esteroides anabolizantes. No sistema periférico, encontramos contradições entre referências positivas e negativas dos esteroides, o que denota evidências dos contextos mais imediatos. Conclusão: Diante das análises, pretendemos construir encaminhamentos da relevância dos estudos de representações na condução de estratégias que viabilizam uma aprendizagem mais ativa nas relações entre Educação em Ciências e Saúde.

Acesse o capítulo Análise de representações sociais e implicações de abordagens pedagógicas para o protagonismo discente na educação em ciências e saúde.

Autores: Dayvisson Luís VITTORAZZI, Tiêgo dos Santos FREITAS, Alcina Maria TESTA BRAZ DA SILVA.

Criado por EDUCIRS
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora